BAFOTITO esbanja habilidade e carisma no palco

A pouca idade dos dançarinos não é impedimento para que façam um verdadeiro espetáculo em suas apresentações
(Foto: Silvio Souza / ClicSoledade)
(Foto: Silvio Souza / ClicSoledade)

Embora ainda crianças e jovens, os integrantes do Ballet Folclórico Infantil de Temuco (BAFOTITO), do Chile, mostram sua maturidade quando o assunto é dança. Em cima do palco, os dançarinos executam com maestria os movimentos das coreografias típicas do seu país. Esta é a primeira turnê internacional deste grupo, que viajou cerca de 60 horas para participar do III Festival Internacional de Folclore de Soledade.

A idade dos integrantes varia entre 11 e 18 anos, e de acordo com o diretor geral e coreográfico, Marcelo Alvarado Sepulveda, eles dedicam o seu tempo livre para a preservação e divulgação do folclore chileno. “O repertório inclui danças como o Huaso, que retrata a vida do homem do campo e é originária da zona central do Chile. Também é executado a Cueca, que é considerada a dança nacional de nosso país, e o Rapa Nui, originária da Ilha de Páscoa”, informou.

Marcelo diz que o BAFOTITO torna-se uma escola para que posteriormente os dançarinos passem a integrar o BAFOTE, que é o grupo adulto do ballet e que esteve em Soledade na primeira edição do Festival Internacional de Folclore. “Muitos dos que hoje estão dançando naquele grupo, são originários do elenco infantil”, destacou o diretor. É desejo da diretoria levar as crianças e jovens participarem de outros eventos internacionais.

Por fim, Marcelo elogiou a organização do evento de Soledade, bem como a acolhida que eles tem recebido das pessoas do município. “O nível dos grupos que tem participado do Festival também está muito bom. Todos estão de parabéns”, finalizou.

DSC_5107

DSC_9710

DSC_9733

DSC_9739

DSC_9769

DSC_9800

DSC_4818



Parceiros da Cobertura

  • Client Logo
  • Client Logo
  • Client Logo
  • Client Logo
  • Client Logo
  • Client Logo
  • Client Logo